Secretários de Estado recebem o MUSPE

Secretários de Estado recebem o MUSPE

IMG_20160413_182634199_HDR

A EXEC-RIO, logo após o ato no Palácio Guanabara com representantes de outras entidades, no dia 13, esteve em reunião de articulação do MUSPE, no Sindjustica, para preparação de uma nova reunião que ocorreria às 17 h no mesmo dia na Sede da SEEDUC, com os principais Secretários de Governo para negociarem os seis itens da pauta unificada dos Servidores Estaduais, acrescida com a declaração de não pagamento dos aposentados e pensionistas.

Dentre o exposto aos presentes, o Secretário de Fazenda, Júlio Bueno, e a Secretária de Planejamento, Cláudia Uchoa, disseram que a dívida Estadual perfaz a cifra de R$ 18 bilhões de Reais, e que o Estado Gasta com o Funcionalismo cerca de 26 % da Receita Corrente líquida o total de quase R$ 2 Bilhões de Reais e segundo Júlio Bueno, o grande vilão destes gastos é o Funcionalismo, que devido a Estabilidade conquistada oneram os cofres públicos, e de forma pedante disse: “Gostem ou não disso”.

Todos os representantes rebateram os fatos do Estado dar isenções fiscais a grandes empresas, o uso de Organizações Sociais, principalmente na Saúde, o número expressivo de cargos comissionados cerca de 15.000 só no Poder Executivo, a volta do calendário de pagamento para o segundo dia útil de cada mês e a questão do pagamento dos aposentados e pensionistas, contudo o Governo afirma que suas decisões foram acertadas, priorizando o interesse público, e que a priorização de pagamento dos ativos em detrimento dos inativos terá menos impacto a população que terá seus serviços públicos prestados.

Além disso, foi marcado publicamente e abalizado por todos os Secretários que o Governador em exercício, Francisco Dornelles, receberá o MUSPE no próximo dia 18/04 às 15H na Sede da SEEDUC em Santo Cristo, para negociar com os representantes das Classes sobre a pauta exigida.

Após a reunião a EXEC-RIO, conversou com a secretária de Planejamento, Claudia Uchoa, sobre os processos da Progressão e GDA dos servidores da Carreira Executiva lotados na SEEDUC, segundo ela estes processos irão sair da SEPLAG esta semana com parecer favorável para o pagamento ser feito, e afirmou que apesar da crise do Estado, como já estava orçado, este terá de ser pago, pois disse: “Se a lei diz para pagar, é para pagar”.

Hoje, dia 14/04 a Exec-Rio entrará em contato com a mesma, Claudia Uchoa, fornecendo alguns dados precisos do processo para que este seja agilizado seus trâmites.

Estiveram presentes a Secretária de Planejamento Claudia Uchoa, o Secretário de Estado da Casa Civil Leonardo Espíndola, o Secretário de Fazenda Júlio Bueno, presidente do Rio Previdência Gustavo Barbosa, Dep. Estadual Édson Albertassi, e o Subsecretário de Fazenda Francisco Caldas.