Notícias

Dornelles fará reunião com representantes do funcionalismo

O governador em exercício, Francisco Dornelles (PP), vai se reunir com representantes de vários setores do serviço público estadual no Palácio Guanabara na próxima quarta-feira. Cada um dos 32 órgãos envolvidos fará suas reivindicações, que não são poucas, diante da grave crise que o Estado do Rio enfrenta. Segundo Antonio Virginio Fernandes, um dos coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas (Sintuperj), independentemente do resultado da conversa, está prevista uma assembleia no mesmo dia, que vai decidir sobre uma possível greve geral. O encontro foi marcado pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (Muspe).

A principal instituição de ensino superior do Estado, a Uerj, está com suas atividades paralisadas desde o dia 7 de março.

— O governador vai nos atender às 9h. Mas, de qualquer maneira, o ato está programado e vamos realizá-lo. Faremos uma assembleia, às 14h, no Largo do Machado, e de lá sairemos em passeata até o Palácio Guanabara — explica Fernandes.

Entre as reivindicações do Sintuperj, que representa também os funcionários da Uenf (Universidade do Norte Fluminense) e Uezo (Universidade da Zona Oeste), estão a volta do calendário de pagamento para o primeiro dia útil de cada mês (atualmente é no 10º dia útil) e a integralização de uma parcela restante no pagamento do décimo terceiro.

Segundo Fernandes, a categoria procura um entendimento com o governo e busca o diálogo como forma de encerrar a greve o mais rápido possível.

— Seria muito importante para nós que ela não se prolongasse. Mas vai depender de o governador nos dar as saídas que precisamos ter no atendimento mínimo das pautas. Ele diz que não tem dinheiro para pagar os servidores, que está na dependência de um empréstimo de R$ 1 bilhão que estão tentando pegar em Brasília. Vamos ver se na quarta-feira teremos essa resposta. Pelo menos para tranquilizar um pouco a gente, para termos condição de receber o salário de março no dia 14, como previsto — conclui o servidor.

FONTE: O GLOBO