A Associação dos Executivos Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Exec Rio) celebra com orgulho a homenagem recebida pela associada Cristina de Oliveira Leopoldino, Executiva Pública lotada na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ). O reconhecimento foi concedido pelo deputado estadual Sergio Fernandes, em cerimônia realizada na última terça-feira (4/11), na sala de professores da Unidade Escolar onde a servidora atua, em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense.

Natural de Itaocara (RJ), Cristina, 47 anos, construiu uma carreira marcada pela determinação e amor ao serviço público. Formada professora em Portela, distrito de sua cidade natal, ela sempre acreditou na educação como caminho para a transformação social.
“Fiquei muito feliz com a honraria. Larguei 5 anos de concurso na Prefeitura de São Fidélis, onde tinha cargo de Coordenação Financeira da Secretaria Municipal de Saúde, pra assumir este cargo no Estado. Chegando na repartição, houve certa resistência pois não era professora da rede. Até perceberem que eu e outros executivos públicos tínhamos bagagem profissional e acadêmica e que poderíamos contribuir. Com o tempo e o serviço, mostramos ao Estado nosso esforço e valor. Esta honraria é a prova concreta disso! Agradeço também a todos da Exec Rio, desde a fundação, lutando por nossos direitos e mostrando nossa evolução”, ressaltou.
Desde 2013, quando tomou posse como Assistente Executiva, Cristina atua na Seeduc-RJ com comprometimento e versatilidade. Iniciou na Inspeção Escolar, onde permaneceu por cinco anos. Por sua formação em Ciências Contábeis (UFF), foi convidada a colaborar na área de Infraestrutura, auxiliando a regional de Itaperuna. Em 2023, assumiu a função de Agente de Pessoal no Colégio Militar e, em 2025, passou a integrar a equipe do Colégio Estadual Rui Guimarães de Almeida (Cerga), onde hoje contribui na secretaria escolar.
Sua chegada ao Cerga teve uma missão desafiadora: organizar arquivos e otimizar processos. Com experiência em planilhas, sistemas e rotinas administrativas, Cristina rapidamente dinamizou o trabalho. Hoje, colhe os frutos de sua dedicação, reconhecida não apenas pela comunidade escolar, mas também pelo Legislativo fluminense.
Além da sólida atuação profissional, Cristina é escritora independente, com dois livros publicados — Evolução: Reflexões Poéticas (2021) e Metamorfose (2025) —, e membro da Academia Paduana de Letras, Artes e Ciências (Aplac) desde 2022, ocupando a cadeira nº 27.
Formada em Pedagogia (2019) e com MBA em Gestão Pública (2016), ela também foi tutora presencial do curso de Administração Pública (UFF/Cederj) e sempre conciliou a vida profissional, acadêmica e familiar com muito esforço. Mãe do pequeno Vinícius, de 8 anos, Cristina mantém sozinha o lar e ainda presta serviços contábeis para custear suas atividades literárias.
Associada à Exec Rio desde sua fundação, Cristina reforçou, em entrevista, a importância da entidade para os servidores das regiões mais distantes.


