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O NOVO PAPEL DO RH NA ERA 4.0

Alexandre Alves Soares

Lotado na SEPLAG

Os Recursos Humanos é um dos setores mais importantes das Secretarias do Poder Executivo Estadual do RJ, pois é estratégico na gestão do capital humano. Para qualquer secretaria entregar aos cidadãos fluminenses políticas públicas tempestivamente e com qualidade, faz-se necessário o alinhamento dos interesses entre a Secretaria e o servidor, com o RH sendo o maestro desse processo.

Para alguns, em uma visão rasa, o RH é visto como burocrático, associando – o a tarefas mecânicas e repetitivas, todavia esse setor faz parte do valor estratégico das Secretarias onde é o condutor da integração humana com o digital/tecnológico.

Nesse passo, o RH 4.0. é um modelo de gestão moderno cuja tendência é unir duas áreas aparentemente opostas : o RH e a TI. Esse casamento vem dando certo em governos de outros países e nas maiores empresas do mundo. Os órgãos que não investem em tecnologias para o RH ficam obsoletos. Qualquer governo ou empresa que busca alta performance é indispensável ter um RH 4.0.

Nesse contexto, para aumentar a produtividade, redução de custos e a economia processual, o RH 4.0 usa a tecnologia em todo fluxo de trabalho e aplicações virtuais que identificam e desenvolvem profissionais de alto desempenho ajudando na evolução dos seus talentos humanos internos.

No que tange à otimização da satisfação dos servidores, o RH 4.0. desenvolve estratégias para conquistar o cliente interno, nesse caso os servidores centralizados, fazendo com que sejam comprometidos e engajados com as atividades do órgão.   Quando os servidores percebem que o órgão é inovador e deseja utilizar competências individuais e todos sentem prazer em trabalhar no órgão.

Com a utilização de software que identificam perfis profissionais similares ou diferentes, mas que se completam, o RH tem plenas condições de montar um time alinhado e talentoso para trabalhar em vários projetos, na Secretaria como um todo. Com esse funcionamento, a exploração potencial individual e da equipe é maior e cada perfil estará alinhado às atribuições de cada cargo.

Com isso, uma ferramenta virtual que desenvolve um programa de identificação e desenvolvimento de líderes modernos é extremamente necessária para reconhecer as competências de cada servidor como: criatividade, direção com propósito, controle emocional, resiliência, perfis voltados para desafios, adaptabilidade dentre outros.

Como ilustração, cito algumas ferramentas de TI para o RH, a saber: Software de Gestão, People Analytics, PandaPé, Plataformas Colaborativas, Recursos on-line, Armazenamento em Nuvens dentre outras. A tecnologia ajuda a diminuir a quantidade de etapas desnecessárias.  

Além de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores da Secretaria, a estratégia contribui para preservar o quadro de servidores, atrair novos talentos e estimular a produtividade, até porque o principal ativo de qualquer Secretaria são os servidores.

Dessa forma, o RH 4.0. é uma realidade sendo um novo modelo de gestão de pessoas que tem o foco no uso inteligente das ferramentas tecnológicas, que mistura a conectividade, a automação, a inteligência artificial e tudo o que a TI pode oferecer a fim de gerar benefícios para o Poder Público e seus colaboradores.