A Associação dos Executivos Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Exec Rio) realizou, neste sábado (1/11), sua última Assembleia Geral Ordinária de 2025. O encontro aconteceu no auditório da Federação das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do Rio de Janeiro (Fasp-RJ) e teve como principal pauta a constituição da Comissão Eleitoral.

Responsável por coordenar e supervisionar o processo das próximas eleições da entidade, a Comissão terá como missão assegurar a transparência e a lisura do pleito.

“Essa era uma reivindicação antiga da categoria, já que muitos servidores de cidades mais distantes, como São José de Ubá, desejavam um modelo híbrido que possibilitasse a participação remota. Apesar da instituição existir há 12 anos, nunca havia sido implementado um sistema de votação online. Conseguimos conduzir o processo, colocar a proposta em votação e aprová-la, garantindo que todos os executivos mantenedores possam exercer seu direito de voto”, destacou o presidente da Exec Rio, Anderson Costa.
Conforme deliberado na Assembleia Geral anterior (13/9), as Eleições 2026, previstas para 10 de janeiro, serão realizadas pela primeira vez de forma híbrida, ampliando a participação dos executivos públicos. Foram eleitos três servidores para compor a Comissão Eleitoral.

“A Comissão tem um papel importante no fortalecimento da categoria, contribuindo para que a Exec Rio se mantenha organizada e institucionalmente sólida. É uma forma de participar ativamente da vida da entidade, ajudando a garantir que o processo eleitoral aconteça de forma transparente e participativa. A expectativa é que esse processo amplie o acesso dos associados, permitindo que todos possam participar efetivamente”, disse o executivo público Uther Maia da Silva.
Entre as primeiras tarefas da Comissão está o início do processo de seleção da empresa especializada que conduzirá tecnicamente a votação. Para isso, deverão ser avaliadas pelo menos três propostas.
O servidor Bruno Resende Coelho, também eleito membro, participa pela primeira vez da Comissão Eleitoral.

“O principal quesito é a transparência. Esse é um ponto muito importante, ainda mais nós que somos servidores públicos, porque existem os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade e transparência”, afirmou o executivo público.
O terceiro integrante da Comissão Eleitoral é Walter Pereira, que já teve experiência anterior. “Essa é a segunda vez que participo da Comissão Eleitoral. Considero uma experiência muito importante, porque esse trabalho contribui para que o processo seja mais equilibrado e legítimo. Nosso objetivo é dar oportunidade para que todos os associados participem, tornando a eleição mais representativa e próxima da realidade da categoria”, considerou.

A mudança para o formato híbrido nas eleições foi elogiada pelos associados. “A adoção do sistema híbrido de eleição é muito importante para a categoria, pois demonstra que a Exec Rio está atenta às novidades e permite que associados de regiões distantes votem sem ter que arcar com custos de deslocamento até a capital. Isso garante que a Exec Rio possa ter a opinião de todos os seus associados”, ressaltou o associado Jonquiel Santos.
Proposta de valorização da carreira avança com apoio da Alerj
Outro tema de destaque na Assembleia foi a indicação legislativa apresentada pelo deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, vice-presidente da Comissão de Servidores Públicos da Alerj, a pedido da Diretoria da Exec Rio. A proposta busca aprimorar a Lei Estadual nº 6.114/2011, que regulamenta as carreiras dos Executivos Públicos.
Protocolada e publicada no Diário Oficial em 9 de outubro, sob o nº 577/2025, a iniciativa propõe avanços significativos, como: reconhecimento da carreira como típica de Estado, dada a natureza estratégica das funções; criação de adicional por tempo de serviço vinculado ao desempenho e à formação continuada; readequação da Gratificação de Desempenho de Atividade (GDA), com teto de até 80% do vencimento-base; e incentivos à qualificação profissional, com adicionais progressivos para graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.
Na última quarta-feira (29/10), a Diretoria da Exec Rio foi recebida pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Rodrigo Amorim, e pelo deputado Luiz Paulo, membro efetivo da CCJ. O compromisso firmado foi de que, no início de novembro, a indicação legislativa será pautada e votada. Caso aprovada, seguirá para a Presidência da Alerj, que definirá a data da votação em Plenário.
As agendas resultam de um esforço conjunto da Diretoria da Exec Rio, especialmente do vice-presidente Antonio Maia, que vem atuando intensamente na Alerj em defesa da categoria.
“Temos conseguido estabelecer um diálogo muito próximo com o Poder Legislativo, o que é crucial para avançarmos nas matérias pertinentes à categoria. O marco disso foi a nossa reestruturação, que trouxe uma valorização real, um feito histórico. Hoje, esse diálogo permanente é ainda mais importante. Estamos acompanhando de perto a tramitação da Indicação Legislativa nº 577/2025, com o compromisso de que ela será pautada no início de novembro pela presidência da CCJ”, ressaltou o vice-presidente.
Além de Maia, participaram da reunião na Alerj o presidente Anderson Costa, os diretores Daniel Mello (Assuntos Profissionais) e Rodrigo Santarém (Jurídico), e o suplente do Jurídico, Alex Sandre.
A proposta reforça ainda a importância dos executivos públicos na implementação de políticas públicas e destaca que o impacto orçamentário é viável, sustentado pelo aumento recente da arrecadação do IRRF proveniente da contratação de terceirizados.

Ao longo de toda a Assembleia Geral, os associados presentes tiraram suas dúvidas e foram respondidos pela Diretoria.



Confraternização de fim de ano celebrará 12 anos da carreira dos Executivos Públicos
Encerrando o encontro, a Diretoria reforçou o convite para a tradicional confraternização de fim de ano da Exec Rio. O evento será realizado no dia 29/11 (sábado), das 11h às 18h, no Sítio Bandeirantes, localizado na Estrada dos Bandeirantes, nº 28.178, Vargem Grande, Rio de Janeiro – RJ.
O valor de participação foi definido em R$ 130,00 (à vista ou em 2x de R$ 65,00 – out/nov) para associados e convidados. Crianças até 7 anos não pagam; de 8 a 12 anos pagam meia; e a partir de 13 anos, o valor integral. Os pagamentos deverão ser efetuados até 15/11.
Formas de pagamento:
Transferência bancária: Banco Bradesco / Agência 6752-0 / Conta Corrente 4333-8 / CNPJ: 19.775.746/0001-03 / Beneficiária: Associação dos Executivos Públicos do Estado do RJ
PIX: CNPJ 19.775.746/0001-03
As vagas são limitadas e as inscrições serão encerradas assim que a capacidade máxima do local for atingida.


